terça-feira, 5 de maio de 2015

Temperatura Basal

Oiee, meninas!!
Como havia dito no post passado, eu estava fazendo tudo errado e acabei jogando meus três primeiros ciclos fora por pura falta de informação sobre o MEU corpo. Se tem uma coisa que aprendi nesses 12 meses de tentativas foi que: NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, então se você está começando agora a sua caminhada coloque isso na sua mente. No decorrer dos meus posts acho que te convencerei disso, rs!
Bom, dando continuidade... Em uma das minhas pesquisas eu encontrei um canal no youtube de uma ex tentante (que agora é mamãe) e que em um de seus vídeos falou que se utilizou de um método para conseguir engravidar e aí falou as palavras mágicas: “Engravidei no primeiro ciclo usando esse método”. Uhuuul, falou o que eu queria ouvir! Que método é esse, Jesus amado eu preciso dele na minha vida - pensei eu.
O método da Temperatura Basal: Consiste em você, todos os dias, aferir a sua temperatura antes de levantar e fazer qualquer esforço se quer, após dormir pelo menos 04 horas de sono contínuo e detalhe: sono de bebê, bem tranquilo e sem interrupções! Você pode aferir de três maneiras: via oral, via vaginal (dizem ser a mais comum e correta) e via anal.
Após aferir, anota e tens que fazer isso todo dia, sempre no mesmo horário! Cansativo? Não, mas bem chatinho de fazer pois é necessário ter muita disciplina para que dê certo!
O meu maior problema foi aos finais de semana porque costumo acordar tarde, então eu tinha que colocar o despertador e acordar só pra fazer isso! Ufaa...
Bom, no que que isso pode te ajudar? Então, ME ajudou a conhecer melhor meu ciclo, meu corpo e o melhor: saber que estou ovulando direitinho, ebaaa!!!
Digam se uma das dúvidas de uma mulher que está tentando engravidar é saber se está ovulando certinho, hã?
Aí vocês me perguntam: Sim, afere a temperatura todo dia e anota, e???
Você vai começar a fazer seu gráfico e no decorrer dos ciclos você vai notar que em um determinado momento do ciclo sua Temperatura baixa e no dia seguinte sobe muito e vai se manter alta até o dia que a sua Monstra aparecer. Em algumas meninas, a TB (Abreviação de Temperatura Basal) começa a cair alguns dias antes da Miss vir e com outras ela só cai no dia ou até mesmo um dia depois que a Monstrenga aparece. (Lembram daquela historinha do “ninguém é igual a ninguém”, pois é, olha ela aí!).
Como fazer meu gráfico: Algumas meninas fazem numa folha de ofício, outras em app de celular (tem muitos tipos para vocês escolherem), mas eu achei um site maravilhoso chamado MAMANANDCO onde eu registro não só minhas temperaturas diárias, mas também os sintomas, possíveis tratamentos que eu possa estar fazendo, aspecto do meu muco cervical etc, etc, etc... então acho o site muito mais completo e se você quiser dar uma conferida acesse esse link: http://www.mamanandco.com.pt/
Ah, o site é gratuito, tá é só se inscrever e mandar brasa!!!
Como vou saber que ovulei usando esse método?
Lembra que algumas linhas atras eu falei que em determinado dia a sua TB baixa e no dia seguite ela sobe muito pererê-pão-duro? Então! O dia dessa queda de temperatura é o dia da sua ovulação: aeeee!!!! Por isso que necessitam alguns ciclos para que você entenda suas temperaturas e possa saber quando ela cai realmente. E na verdade quem usa esse métdo sabe que ele avisa que você ovulou e nao quando vai ovular...
Então meninas, vamos a minha experiência com a TB:
Comecei a utilizar o método no 4º ciclo de tentativas, sempre aferi as 6:30h da manhã, horário que levanto para trabalhar... e como eu sou eu né, comecei fazendo errado, kkk.
Toda linda eu iniciei aferindo a TB via oral e o meu gráfico ficou um sobe e desce pior do que montanha russa! Mas eu nem liguei, achei que estava abafando...
Do meio para o fim do ciclo eu fui pesquisar gráficos na internet e vi que o meu estava um “tico” diferente. Foi então que li que quem dorme de boca aberta deve evitar aferir a TB via oral! Quem dorme de boca aberta aí, levanta a mão: o/
Daí, eu mui inteligente, ao invés de esperar o ciclo acabar para iniciar o próximo da forma correta, fiz o quê??? Terminei o ciclo aferindo a TB via vaginal!!!
Genteeee... eu queria muito ter o meu primeiro gráfico aqui pra mostrar a vcs, mas não tenho! Ficou horrível e impossível de ler... kkkk Parecia até que eu tinha ovulado umas 3x no mesmo ciclo... ou seja: FAIL!
Mas me redimi no quinto ciclo e hoje estou fazendo o meu gráfico do 10º ciclo (Oh, God).
Pra mim o método é ótimo, mas sozinho não ajuda muito pra quem tem ciclo irregular como eu, sabe! Porque a TB vai te dizer que você ovulou DEPOIS que a ovulação ocorre. Então se você tem a sorte de ser reguladinha depois de uns 2 ou 3 ciclos aferindo a TB vc vai saber quando vai ovular e aí amiga é só namorar muito e esperar que a sua TB suba e fique lá no alto até você fazer um teste de farmácia e aparecer as duas tão sonhadas listinhas *.* ouuuunnn.
Mas se você é como eu, e tem ciclo bagunçado, não perca o próximo post que vou dizer o que tenho feito além da Temperatura Basal, para auxiliar-me na busca pelo meu positivo!
Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário